5.001
Nome Artístico
Eriberto Brandão
Nome verdadeiro
Eriberto Brandão Sarmento
Data de nascimento
7/6/1948
Local de nascimento
Recife, PE
Dados biográficos

Compositor. Poeta. Estudou no Colégio Nóbrega do Recife. Formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco. Um pouco depois de formado mudou-se para a cidade de Manaus, no estado do Amazonas onde trabalhou prestando consultoria para indústrias.

Dados artísticos

Iniciou a carreira participando como letrista de diferentes festivais musicais do Recife. Em 1970, fez sua primeira composição, em parceria com Sá Barreto, a música “Fatos, sonhos e fotos”, que foi classificada em primeiro lugar no Festiuval da Música Popular Nordestina promovido pela TV Tupi de Recife. Em 1974, classificou o frevo-canção “Pernambucana” no Concurso Carnavalesco da Prefeitura de Recife. Ainda em 1974, compôs os frevos-canção “Do lado de lá” e “Mela-mela”, muito executados no carnaval pernambucano. Em 1976, participou do carnaval recifense com os frevos-canção “Atrás da troça” e “Marcianita”. Em 1980, voltou a fazer sucesso no carnaval pernambucano com o frevo-canção “Sol e sal”, que foi incluído no LP do “Frevança – II Encontro Nacional do Frevo e do Maracatu”, lançado pelo selo Premier/RGE. Em 1987, participou do “Frevança 87 – VIII Encontro Nacional do Frevo do Maracatu”, em cujo LP, lançado pela Som Livre, incluiu o frevo-canção “Minha Saudade”, com Antônio Rocha Lima, interpretado pelo Coral Feminino Frevança. Desenvolveu intensa atuação no carnaval pernambucano, especialmente compondo frevos-canção.

Obras
Atrás da troça
Bloco do cais
Do lado de lá
Fatos, sonhos e fotos - com Sá Barreto
Marcianita
Maria Fumaça
Mela-mela
Minha saudade - com Antônio Rocha Lima
O ovo e a galinha
Sol e sal
Vassourinhas não pode parar
Bibliografia Crítica

PHAELANTE, Renato. MPB – Compositores pernambucanos – Coletânea bio-músico-fonográfica – 100 anos de História. Recife: CEPE Editora, 2010.